Vencendo a Tempestade das Relações Adoecidas - Parte 1


Resumo da Mensagem

Famílias Vitoriosas Diante das Tempestades da Vida
Vencendo a Tempestade das Relações Adoecidas

Lucas 15:11-32

Muitas são as tempestades enfrentadas na vida, gerando conflitos e desavenças entre os envolvidos, sendo na maioria das vezes nossa própria família, mas graças a Deus é possível superá-las. Vejamos o que podemos aprender com a parábola do filho pródigo e sua família:

1- Como uma família pode ficar adoecida?

a. Quando os membros da família assumem uma atitude individualista

O individualismo é inimigo da família e percebe-se uma atitude individualista do filho pródigo, mas quando ela ocorre? O individualismo ocorre quando nossa prioridade não é a família, mas sim nosso ego. Temos focado nosso tempo, recursos e atenção em nossa família ou em nós mesmos?

b. Quando os membros da família valorizam mais as coisas do que as pessoas do lar

O filho pródigo valorizou mais sua herança do que seu pai. É comum dizermos que estamos sem tempo para a família por providenciar conforto para a mesma, entretanto é necessário equilíbrio. Façamos menos uso de celulares e séries e passemos a ter mais convivência com as pessoas, nosso principal ministério é a família! Amemos mais as pessoas do que as coisas antes que seja tarde demais

c. Quando os membros da família encaram os relacionamentos do lar como algo descartável

É comum em nossos dias utilizar acessórios descartáveis, como por exemplo copos e pratos de plástico, eles facilitam nossa vida! Mais comum ainda é consumir algum produto novo, mais moderno e atualizado do que já temos. Entretanto, torna-se um problema quando levamos essa mentalidade para nossos relacionamentos; o filho pródigo fez o mesmo com sua família. Cresce o número de divórcios, inclusive nas igrejas, devido ao desejo maior de ir embora do que de ficar, de tentar conversar e demonstrar carinho para tentar consertar os relacionamentos...

d. Quando os membros da família nutrem mágoas contra outros

Percebe-se uma raiz de amargura no filho mais velho ao ver seu irmão, porém, quem guarda rancor envenena-se a si mesmo esperando que o outro morra. A mágoa adoece os relacionamentos, fazendo com que haja rispidez e estupidez na fala; Deus não nos criou para isso, quem vive amargurado não vive o presente, mas sim o passado.

"Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus. Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos." Hebreus 12:15

2- Como curar uma família adoecida?

a. Tomando a firme decisão de mudar


Mudar é necessário em nossas vidas, mas não apenas dizer que iremos mudar, e sim mudarmos de verdade. Em que área de nossa vida precisamos mudar?

-Ira?
-Melindre?
-Finanças?
-Influências externas no casamento?

A mudança é necessária, não deixe a situação chegar ao limite

b. Praticando o perdão

Existem momentos em que somos os ofensores e outros em que somos os ofendidos, qual atitude devemos tomar como cristãos?

Quando somos os ofensores: pedir perdão em primeiro lugar a Deus e em segundo lugar pedir perdão à pessoa ofendida; assumindo assim a responsabilidade de nossos atos

Quando somos os ofendidos: decidir perdoar sem necessitar do pedido dos outros, não trazendo mais à tona a ofensa perdoada; não perdoando por merecimento, mas sim porque é a melhor decisão a se tomar, trazendo a cura para a alma e para os relacionamentos doentes. Claramente perdoar não é esquecer, entretanto compara-se a uma cicatriz, que embora deixe uma marca, a mesma não dói mais.

c. Mantendo a esperança

Manter a esperança no Senhor é fundamental para que continuemos buscando a cura em nossa vida e em nossos relacionamentos, sempre lembrando que Deus é gracioso para conosco.

Mensagem Completa: https://www.youtube.com/watch?v=o_n39pLFU2E

Notas de Amor na Bíblia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Tempestades na Família e a Provisão de Deus - Parte 1

O Salmo da Restauração - Salmo 126 - Parte 1

O Salmo da Restauração - Salmo 126 - Parte 5